Edição Especial COVID-19

Infelizmente, em momentos de incerteza e de busca por informações como os que estamos vivendo com a pandemia do Coronavírus, algumas pessoas se aproveitam para aplicar golpes e espalhar notícias falsas.

Por isso é importante que você adote na Internet a mesma postura preventiva que vem adotando para se proteger do Coronavírus. Para ajudá-lo nisso preparamos algumas dicas:

  • Boatos ajudam a espalhar desinformação pela Internet e podem conter códigos maliciosos e tentativas de golpes. Ao receber notícias sobre o tema Coronavírus seja cuidadoso ao compartilhar, verifique a fonte da informação e em caso de dúvidas, não compartilhe e ajude a tornar a Internet um ambiente mais saudável, seguro e confiável.
  • Caso tenha dúvidas sobre a veracidade de uma informação, como por exemplo um remédio milagroso, procure consultar outras fontes antes de repassá-la.
  • Cuidado com mensagens solicitando doações para as vítimas da doença. Apesar de existirem várias ações reais a respeito, muitos golpistas exploram a propensão à caridade que as pessoas demonstram em momentos difíceis como estes para criar campanhas falsas. Antes de doar procure obter mais informações consultando os sites oficiais de Campanhas.
  • Caso perceba pessoas em seus grupos compartilhando mensagens com suspeitas de golpes, alerte-os sobre o conteúdo malicioso.
  • Cuidado com mensagens que tentem induzi-lo a fornecer informações pessoais e dados bancários, como páginas que prometem fazer testes on-line para verificar se você está infectado, mas que solicitam os números do seu cartão de crédito.
  • Tenha cuidado ao instalar aplicativos que prometam informações sobre a pandemia, procure baixá-los de desenvolvedores e lojas oficiais, como as do sistema operacional do seu aparelho. Ao instalar aplicativos, evite fornecer dados e permissões quando não forem realmente necessários.
  • Senhas podem ser insuficientes para garantir a segurança de suas contas. Lembre-se de habilitar a verificação em duas etapas.
  • Use sempre conexões seguras, como "https:" para acesso a sites web e VPN para acesso remoto à empresa que você trabalha, por exemplo.
  • Faça backups dos seus arquivos para evitar perdê-los em caso de infecção do seu equipamento por algum código malicioso.
  • Além de ficar em casa e se proteger, lembre-se de proteger também seus equipamentos, mantendo-os atualizados e instalando mecanismos de segurança.

Para saber mais sobre golpes, boatos, códigos maliciosos e como proteger seus equipamentos e contas, separamos alguns de nossos materiais com informações detalhadas a respeito:



Boatos

Dentre tantas notícias que circulam por aí, fica difícil saber no que acreditar. Fique atento para não ser enganado por boatos. Veja como em: https://cartilha.cert.br/fasciculos/boatos/fasciculo-boatos.pdf

Verificação em duas etapas

Quanto mais camadas de proteção melhor! Veja como adicionar mais segurança ao acesso às suas contas em: https://cartilha.cert.br/fasciculos/autenticacao/fasciculo-autenticacao.pdf

Dispositivos móveis

Em tempos como esses é difícil ficar longe dos seus dispositivos móveis. Veja como protegê-los em: https://cartilha.cert.br/fasciculos/dispositivos-moveis/fasciculo-dispositivos-moveis.pdf

Códigos maliciosos

Códigos maliciosos são muitas vezes usados para a prática de golpes e ataques na Internet. Veja como se prevenir: https://cartilha.cert.br/fasciculos/codigos-maliciosos/fasciculo-codigos-maliciosos.pdf


Por que não aproveitar este período de quarentena para aprender mais sobre uso seguro e consciente da Internet? Conheça os outros materiais produzidos pelo NIC.br: